23 setembro 2009

El Víbora


A origem:

El Víbora era uma revista underground espanhola, lançada no fim de 79. Era uma das mais importantes revistas de quadrinhos alternativos do mundo e seu conteúdo não era nada "católico". Diversos artistas se destacaram em suas páginas, entre eles: Robert Crumb (Blues, Fritz the Cat), Liberatore (Ranxerox), Max (Peter Punk), Kevin Eastman (Tartarugas Ninja), Simon Bisley (Lobo), etc.

Sua publicação durou 25 anos, terminando em dezembro de 2004, se não me engano. O motivo, baixas vendas. Aqui no Brasil, a responsável por publicar diversas histórias foi, a tbém extinta, revista Animal. Pra quem não conhece, vale ir em algum sebo e garimpar as edições da Animal.

Na minha adolescência (bom, até hj) eu lia tudo que caía nas minhas mãos, desde a leitura mais podre até Capricho (re re). Graças a isso, minha cultura visual é bem ampla, quem me "conhece", sabe.

Então, sempre gostei desse nome, tinha feito até uma logo na época da faculdade de Design, mas eu a perdí...

Um comentário:

nixon vermelho disse...

nossa, como eu era apaixonado pela ANIMAL.
que pusta revista.