05 setembro 2010

Plantando a semente


Japan from Eric Tsutomu on Vimeo.

Eis uma viajem que quero muito fazer e vou me esforçar para isso. Não é uma viajem barata, ainda mais para um casal. Segundo os relatos de quem já viajou o mundo, não há lugar como o Japão, um choque cultural, sensorial, tecnológico e de tradição. Dizem mesmo que é deslumbrante.

Eu considero o povo japonês muito evoluido: eles conseguem rir de si mesmos, mantém sua cultura, tem muito respeito pelo próximo e pelo lugar onde vivem. Mesmo com uma população numerosa, num país 23 vezes menor que o Brasil, conseguem ter organização e limpeza. E não são bagunceiros como o brasileiro, por exemplo, que não consegue se conter em nenhum sentido. (eu sou totalmente o avesso do que o brasileiro médio é) Problemas? Claro q eles tem, o mundo todo tem, mas o respeito faz toda a diferença. Eu realmente sou uma alienígena no Brasil, acho esta terra maravilhosa com sua diversidade de cores, sabores e clima, mas o caos me faz mal, muito mal.

E, não venham me falar que os japoneses estão acabando com as baleias e etc, o que vcs querem? O peixe é a base da alimentação deles. E o que fazemos aqui com bois e aves? Uma grande matança... fora a poluição e o desmatamento que a criação de gado gera. Não sou vegetariana, mas considero sim que devemos reduzir o consumo de carne... (e lá fui eu mudando de assunto, quando na real, era pra falar de viajem... )

Outra coisa a respeito dos japoneses é que eles se vestem com criatividade e liberdade, pois com tanta rigidez de costumes, em algum lugar a loucura tem de estourar. Também são muito atenciosos com os estrangeiros, procurando agradar sempre (desde que o tal estrangeiro não seja um grosso mal educado, pois aí, o que vai receber deles, é apenas a indiferença, talvez considerada como frieza, mas nunca uma grosseria, pois vai de encontro ao que eles acreditam).

Minhas Senseis são umas graças, sempre muito dedicadas e ensinando não só a língua japonesa, mas também os costumes e as tradições. E quando falam do Japão, tudo se ilumina mais ainda. Quando um dos alunos se auto-deprecia, imediatamente chamam a atenção, valorizando sempre e com um grande amor, e nunca aos berros. Uma grande lição de vida observa-las dando aula.

Bom, pra coisa surtir efeito em mim, a idéia da viajem, eu mesma me DESAFIO!
(descobri que desafiar e ser desafiada é um grande incentivo a sair dessa deprê nojenta, uma tática)
-- Então El Víbora? Vai conseguir?
-- Claro que vou!

2 comentários:

nixon vermelho disse...

vou cobrar sua vitória neste desafio.
e tenho certeza que verei el víbora e unabomber na terra do sol nascente.

El Víbora disse...

Desafio aceito.