15 outubro 2009

Parkour + Musica boa

L'art du déplacement (A arte do movimento, em francês). Tudo o que nos rodeia pode nos destruir ou nos tornar mais fortes. A prática desse esporte, com disciplina, desenvolve habilidades físicas e mentais. Valores humanos tbém fazem parte do pacote, como o companheirismo, a força de vontade e a união. Há um site português sobre esse movimento, para acessá-lo, clique aqui.

David Belle é um desportista francês e é um dos responsáveis pela criação e divulgação do Parkour ( lê-se assim mesmo e não existe o "Le" Parkour). Sua história de vida é marcada por uma inspiração para o heroísmo e a ajuda ao próximo, herdadas do avô materno de de seu pai. O aprendizado de técnicas militares e a prática com os amigos, em forma de brincadeira, acabou resultando nesse esporte, que considero como evolução.

Acredito numa geração de mente e corpo fortes e sadios. Acredito numa sociedade mais justa e num ser humano com menos ego. Onde não será mais preciso "se exibir" para "tentar" mostrar "poder". Onde a co-existência e o respeito são primordiais.

Inspirados nesse movimento, alguns filmes foram produzidos, entre eles, Yamakasi, com roteiro de Luc-Besson. Engraçado que o sub-título é "Samurais dos tempos modernos", mas a palavra yamakasi vem da língua Lingala (lingua banta falada na região noroeste da República Democrática do Congo e grande parte da República do Congo), Ya makási significa "pessoa forte". Aliás, os Yamakasi têm disciplina e filosofia próprias, mas baseadas no Parkour e na L'art du déplacement. Há um documentário a respeito, "Generation Yamakasi - Vol au dessus des cites", é um pouco difícil encontrá-lo, com legenda em português então..., mas vai procurando...

Curiosidade: dois parentes de Belle fazem personagens neste filme.

Sinopse:

Os Yamakasi são sete. Sete jovens do subúrbio que desenvolvem sua própria disciplina: a arte do movimento, transformando energia física e mental na forma mais positiva de viver a vida. A cidade se tornou campo de esportes. Agindo como "Homem-Arannha" em prédios, eles logo se tornan lendas urbanas que os jovens se inspiram. Cada um deles tem um talento especial: Rocket corre tão rápido como um foguete, Spider escala paredes como uma aranha, Basebbal é um grande çançador, Tango trabalha seu corpo como um elástico... Um dia um jovem garoto, Djamel, e seus amigos brincam de ser um Yamakasi, mas devido a problemas de coração ele desmaia durante a escalda. Djamel precisa fazer um transplante de coração dentro das próximas 12 horas. Os Yamakasi se sentem responsáveis pelo garoto e tem pouco tempo para encontrar uma solução para salvá-lo. Eles finalmente ficam sem escolha a não ser roubar dos ricos para devolver aos pobres, isto é, sete roubos a sete membros da direção do Hospital. A polícia em breve estará atrás deles, mas terá que sobreviver com seus novos, impressionantes e inteligentes talentos. Um filme produzido por Luc Besson, o diretor de O Quinto Elemento e Joana D´arc.



A música que toca aqui neste pequeno trecho do filme é With a Spirit de 009 Sound System (um projeto de Alexander Perls, tipo a banda de um homem só, já que ele que escreve as letras, produz e canta).

Há um outro filme bacana sobre o tema, 13º Distrito ( Banlieue 13), tbém com roteiro de Luc Besson e com atuação do próprio David Belle.

Nenhum comentário: